HomeVideoÁgua de quiabo: emagrece e cura diabetes?

Água de quiabo: emagrece e cura diabetes?



Há algum tempo tem circulado por aí a suposta informação de que tomar “água de quiabo” ajuda a emagrecer e até curar diabetes. A “receita” seria a seguinte:

Lavar e retirar as pontas de dois quiabos;
Dividir os quiabos ao meio e colocá-los em um copo de água;
Deixar “descansar”por 8 a 10 horas, no período da noite;
Retirar os quiabos no dia seguinte e tomar a água.
De acordo com estudo exibido em um programa televisivo, tal “receita caseira” fez com que a glicemia de uma voluntária baixasse de 300 para 150.

Supostamente, a água de quiabo poderia ainda ajudar a emagrecer devido à quantidade de fibras do fruto. Mas será que é verdade que a água de quiabo oferece tais resultados?

Para Eliane, isto é um mito. “É necessário mastigar e digerir o próprio alimento para que os princípios ativos possam entrar em ação no organismo”, esclarece a nutricionista celular.

Helouse alerta que o emagrecimento não depende única e exclusivamente de uma técnica ou prática milagrosa. “E, sim, de um conjunto de estratégias como mudança no hábito alimentar, avaliação e correção de alterações metabólicas, prática de exercício físico, qualidade de sono, entre outros fatores. Tomar água de quiabo não emagrece. Não há nenhuma pesquisa ou registro científico que comprove esta afirmação. Poderia até ser uma estratégia em um processo de emagrecimento, devido às propriedades das fibras solúveis do quiabo que ficam na água e podem reduzir a absorção de glicose e gordura”, explica.

Não é recomendado, porém, que a pessoa comece a tomar água de quiabo por vontade própria. Esta possível estratégia deve ser discutida com um nutricionista ou médico.

E em relação, a ajuda na cura do diabetes? Helouse lembra ainda que uma alimentação equilibrada, variada, rica em vegetais nas suas proporções corretas, sempre é benéfica aos diabéticos. “Para esse grupo de indivíduos, controlar apenas o açúcar no sangue não é a única medida que deve ser feita, é preciso controlar pressão, obesidade, riscos cardíacos e circulatórios”, diz.

“Incluir o quiabo na alimentação aliado a outras estratégias e orientação nutricional, pode ser, sim, bem-vindo na alimentação do diabético. Estudos ainda devem ser mais conclusivos e aprofundados para que essa frase deixe de se tornar mito e virar verdade. Ou não”, destaca a nutricionista funcional.

“A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda que as pessoas portadoras de diabetes mantenham uma alimentação saudável, atividade física regular, uso de medicamentos prescritos pelo médico, incluindo insulina se necessário, e visitem um serviço de saúde para realização de exames periódicos e consultas com outros especialistas quando necessário: cardiologista, oftalmologista, nefrologista etc.”, acrescenta a nutricionista funcional Helouse.

Dessa forma, vale reforçar: a água de quiabo não faz milagres e não deve ser utilizada como “tratamento” para emagrecer e nem para curar diabetes. Ao menos que a orientação de tomá-la seja passada como uma estratégia por um profissional (médico ou nutricionista) de sua confiança.

source

Previous post
Antwerp @ *{{+27762737872}} > Powerful Traditional Psychic # Lost Love Spell Caster In - Uk, Kuwait, Oman, Europe, usa, S.A
Next post
War on diabetes to target women

Leave a Reply

Be the First to Comment!

Notify of
avatar
wpDiscuz