HomeVideoBomba de insulina, como funciona? - Diabetes D30

Bomba de insulina, como funciona? - Diabetes D30



bomba de insulina,bombinha de insulina, aparelho de insulina,aparelhos de diabetes,aparelhos para diabetes,bombas de insulina, como funciona a bomba de insulina, bomba de infusão de insulina

Bomba de infusão de insulina

O objetivo do tratamento com o sistema de infusão contínua de insulina, conhecido popularmente de bomba de infusão de insulina, é simular ao que ocorre no organismo das pessoas sem diabetes, mantendo a liberação de insulina durante 24 h para tentar obter níveis normais de glicose entre as refeições e liberar insulina nos horários de alimentação.

Sendo assim, em vez de receberem múltiplas doses de injeções subcutâneas de insulina de curta e de longa duração, os pacientes que fazem o uso da bomba, passam a receber uma infusão subcutânea contínua de análogos ultrarrápidos em forma de doses basais ao longo do dia e bolus antes das refeições.

Só para esclarecer o termo basal é referente a um secreção constante com baixos niveís de insulina o tempo todo, já a bolus é referente a quantidades maiores de secreção de insulina em momentos nos quais os niveís de glicose estão mais elevados, como por exemplo após as refeições.

A bomba de infusão de insulina é um dispositivo mecânico com comando eletrônico, do tamanho de um pager, pesando cerca de 80 a 100 g. Colocada externamente ao corpo, presa na cintura, pendurada por dentro da roupa ou no pescoço, a bomba de infusão deve ser usada ao longo das 24 h do dia.

Na maioria dos sistemas de infusão de insulina, a bomba é ligada a um tubo plástico fino, que tem uma cânula flexível de teflon, com uma agulha-guia, a qual é inserida sob a pele, geralmente no abdome, e, por ela, envia insulina ao tecido subcutâneo do paciente continuamente em microdoses, de acordo com a dosagem previamente definida pelo médico.

Outros locais de aplicação da cânula que podem ser usados, mas que normalmente têm menor absorção de insulina, são a região lombar, as coxas e até mesmo os membros superiores.

Áreas com lipodistrofia, cicatrizes ou quaisquer outras alterações na pele devem ser evitadas. As bombas de insulina são muito precisas, a liberação de insulina durante as 24 h é automática e feita por meio de uma programação prévia, podendo ser constante ou variável. Podem-se programar doses bem pequenas, ou nenhuma insulina por algumas horas, adaptando-se às diferentes necessidades em cada momento do dia.

Por não ser à prova d’água, ela deve ser desconectada da cânula (por período máximo de até 2 h) quando o paciente quiser tomar banho ou praticar algum esporte aquático como a natação, por exemplo…

As principais vantagens da terapia com bomba de insulina são:

• Eliminar a necessidade de múltiplas aplicações de insulina.

• Tornar mais fácil o controle do diabetes, possibilitando
ajuste mais fino da dose de insulina a ser injetada e liberar
doses necessárias com mais precisão do que com as injeções.

• Na maioria dos casos, podemos obter menores variações
dos níveis de glicemia, melhorando a qualidade de vida e os
níveis de hemoglobina glicada.

• Reduzir significativamente os episódios de hipoglicemias
graves e assintomáticas.

• Eliminar os efeitos imprevisíveis das insulinas de ação intermediária
ou prolongada…

Para todo fim, procure sempre o seu médico para adotar a melhor estratégia farmacológica para você, lembrando que para se alcançar o nível A de controle da Diabetes, você deve adotar bons hábitos de vida, se alimentando de forma correta e praticando exercícios fisicos regularmente.

Fique ligado nas próximas novidades nós do Diabetes D30 vamos transformar a sua vida…



source

Previous post
More information about|Treating Type 1 Diabetes|Dracut Massachusetts|Having a treatment plan
Next post
Learn About/Diabetes in Adults/Chelmsford Massachusetts/Making up a meal plan

Leave a Reply

Be the First to Comment!

Notify of
avatar
wpDiscuz