HomeVideoCárie Dental -Trailer (Cárie Dentária)

Cárie Dental -Trailer (Cárie Dentária)



https://www.youtube.com/watch?v=QXnaYtjndG

Comecemos então falando a respeito de cáries. No próximo vídeo falarei para vc um pouco doenças de gengiva.
Ambas as doenças, como disse acima, são as que mais afetam o ser humano.
Às vezes, pode-se imaginar que as doenças que mais atacam a humanidade seriam a gripe ou resfriado, o infarto do coração, pressão alta ou diabetes… Realmente, estas doenças são muito prevalentes e sérias, mas, nem de perto se igualam a cáries e doenças de gengiva em termos de número de pessoas atingidas. Isto porque mais de 90% das pessoas, ou seja, 9 em cada 10, já foi ou é atualmente acometida por uma ou outra doença durante a sua vida.
Tanto a cárie quanto as doenças de gengiva são causadas por bactérias (também popularmente chamadas de germes, micróbios, microrganismos, etc…) que “grudam” e permanecem na superfície do dente juntamente com materiais vindos da alimentação ou da própria boca da pessoa, formando uma massa branco-amarelada, chamada de placa bacteriana ou biofilme dental.
Esta placa bacteriana nada mais é do que uma grande colônia de milhões de bactérias + materiais vindos daquilo que comemos ou provenientes da própria boca que, uma vez instalada no dente pode vir a provocar, com o passar do tempo, tanto a cárie quanto a doenças de gengiva.
Ela se forma constantemente, todos os dias, em todas as pessoas. No início ela é quase imperceptível a olho nu, mas se ficarmos sem removê-la por dois ou mais dias, os dentes começam aparentar uma cor amarelada, sinal visual de sua presença.
Por incrível que possa parecer, esta massa branco-amarelada que se forma nos dentes é muito fácil de ser removida. Só para vc ter uma ideia, basta raspar suavemente a unha na superfície do dente que se é possível remover um pouco.
É bom desde já diferenciar placa bacteriana, a qual é mole e fácil de ser removida; e tártaro ou cálculo dental, o qual é duro e áspero, uma vez que é calcificado, podendo somente ser removido por limpeza (raspagem) feita pelo dentista.
O tártaro nada mais é do que a placa bacteriana que não foi removida pelas técnicas de higiene da pessoa e lentamente foi sendo calcificada (endurecida) pelos líquidos presentes na boca, como a saliva, a qual pode ser rica em cálcio.
O tártaro, por ser poroso, retém muitas bactérias, ou seja, placa bacteriana em sua superfície.
Uma vez que falei para vc de placa bacteriana e tártaro, fica mais simples entender a cárie e as doenças de gengiva.
Deixa-me falar para vc primeiramente um pouco a respeito da cárie dental. Só um pouco mesmo, ok? Este tema será muito bem esmiuçado em vídeos futuros…
Nestas muitas bactérias que ficam grudadas na superfície do dente, formando a placa bacteriana, podem existir alguns tipos delas que se alimentam de açúcar. Isto significa que todas as vezes que eu ou vc comemos açúcar, presente nos doces, sucos, refrigerantes, balas, etc., estes tipos de bactérias se alimentam junto conosco. Afinal elas, enquanto seres vivos como nós, precisam se alimentar também para poder sobreviver…o problema vem após elas digerirem este alimento. Nós produzimos a urina e as fezes, enquanto elas produzem um ácido muito forte, o qual, lentamente, vai descalcificando a superfície do dente.
Isto significa que, com o uso de açúcar, dia-após-dia, semana após semana, mês-após-mês, o dente vai sendo agredido por este ácido até que se forma uma cavidade, no início pequena, mas que em seu devido tempo, pode vir a corroer toda a coroa do dente, podendo afetar inclusive a sua raiz.
As consequências deste processo são muito ruins: perda, sem volta, da estrutura do dente, a qual foi corroída após a formação da cavidade; dor; invasão de bactérias no interior do dente e também, em alguns casos, para dentro do corpo da pessoa…não muito raro o dente é tão comprometido que a sua perda definitiva é inevitável…

Likes: 0

Viewed: 1158

source

Previous post
How To Lose Weight Fast 5 Steps diabetes diet plan for weight loss
Next post
ESTA FRUTA É CADA VEZ MAIS PROCURADA PORQUE FREIA O DIABETES, NORMALIZA A PRESSÃO E AJUDA A PERDER

Leave a Reply

Be the First to Comment!

Notify of
avatar
wpDiscuz